sábado, 8 de fevereiro de 2014

Vamos cortar as unhas?



    Os cuidados com as unhas devem fazer parte da rotina de cuidados gerais. As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente. Em alguns casos, crescem retas; em outros casos podem encurvar para baixo ou até mesmo entortar para um dos lados, prejudicando o caminhar.

     As unhas dos filhotes são curtas e afiadas. Com o tempo, as unhas se tornam mais frágeis e irregulares. Porquinhos que recebem cuidados com as unhas desde cedo se acostumam e aceitam mais facilmente este procedimento. É recomendado que se avalie as unhas mensalmente, e que sejam aparadas se necessário.

     Primeiramente, observe. Sente-se com seu porquinho no colo em uma posição confortável; avalie as unhas. Note que as unhas possuem uma parte central avermelhada: esta parte é vascularizada, é a parte “viva” da unha. Se você cortar nesta parte, causará sangramento que demora a estancar. Portanto, certifique-se de cortar apenas a ponta, longe da parte central, avermelhada. Você pode utilizar um cortador de unhas comum ou para gatos.




Atenção: Se você não se sente seguro a realizar este procedimento, não faça! Leve seu porquinho da índia a um veterinário, para que este realize o corte das unhas. Deste modo você aprenderá na prática como este procedimento deve ser realizado, já que esta será uma tarefa necessária periodicamente.
     Se seu porquinho é filhote, comece aos poucos a cortar apenas a pontinha, para que as unhas não fiquem tão afiadas, e para que ele se acostume ao procedimento. Se seu porquinho for adulto, e as unhas estiverem muito grandes, não tente cortar de uma vez, pois haverá uma grande parte vascularizada. Essa parte cresce junto com a unha. Então, corte uma pequena parte uma ou duas vezes na semana, assim este centro vascularizado irá retroceder, até que a unha fique em um tamanho adequado.

     Veja um vídeo explicativo:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...