sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Infecção do Trato Urinário

     Infecções do trato urinário -infelizmente- são comuns em porquinhos da índia. Como são animais que possuem patas curtas, ficam próximos ao chão, onde podem apanhar bactérias da forração molhada e de excrementos. Além disso, porquinhos da índia absorvem metade de todo o cálcio que consomem, sobrecarregando o sistema urinário. 

     Os sintomas mais comuns de uma infecção do trato urinário são:

• Presença de sangue na urina;
• Chorar enquanto urina.


Presença de sangue na urina, em uma toalha branca.

     Estes sintomas também podem indicar outras condições, como piometra (processo infeccioso da mucosa do útero), cálculos urinários, cistite intersticial (inflamação crônica da bexiga), artrite ou ferimento na coluna (que causará dor ao urinar ou evacuar). Se você notar estes sintomas em seu porquinho da índia, leve-o a uma consulta com um veterinário de exóticos com urgência. Ele examinará seu porquinho, palpando o abdome. Uma radiografia é importante para verificar se há cálculo urinário. O veterinário pode colher urina para análise. A cultura de urina pode ajudar a determinar qual antibiótico é mais eficaz.

Causas

     Além dos fatores mencionados no início, alguns fatores como sobrepeso, alimentação inadequada e falta de vitamina C favorecem a instalação do problema. Porquinhos da índia mais velhos podem não esvaziar completamente a bexiga a cada micção e isso deixa urina na bexiga, podendo promover o crescimento bacteriano. Parece haver também um fator genético que faz com que alguns porquinhos da índia tenham uma propensão maior a desenvolver infecções e cálculos urinários. Fêmeas acima de 3 anos de idade parecem ser mais predispostas a cistite. Machos mais velhos podem desenvolver uretrite por obstrução de sêmen seco na uretra.

     A infecção bacteriana faz com que os cristais de cálcio presentes na urina cresçam de forma a causar problemas. As bactérias causam irritação na parede da bexiga, e isso faz que que proteínas e outras substâncias se juntem e capturem o cálcio e o fósforo da urina, formando cristais. Por sua vez, esses cristais irritam ainda mais a bexiga, favorecendo o crescimento das bactérias, causando dor e sangramento. As bactérias também danificam a mucosa da bexiga, dificultando que os cristais sejam expelidos. Os cristais podem ser pequenos como grãos de areia ou, com o tempo, formar cálculos urinários, que podem bloquear as vias urinárias.

Tratamento

    As infecções do trato urinário são geralmente tratadas com um antibiótico seguro (como Bactrim® ou Enrofloxacino) por duas ou mais semanas. Alguns porquinhos precisarão de um tratamento mais longo para limpar a infecção e permitir que as paredes da bexiga se curem. Não se esqueça de que sempre que seu porquinho da índia fizer um tratamento envolvendo antibióticos, um probiótico deve ser fornecido 2 horas após a medicação.

     Volte ao veterinário imediatamente se o sangramento persistir após o término do tratamento com os antibióticos. Se o seu veterinário não fez uma radiografia na consulta inicial e os sintomas que você observou no início ainda continuam, solicite ao veterinário que faça uma radiografia imediatamente para descartar a possibilidade de existir um cálculo urinário.  


Prevenção 

     Mantenha seu porquinho o mais seco possível para prevenir a infecção, que algumas vezes pode ser recorrente. Se seu porquinho for de pêlo longo, mantenha os pêlos sempre aparados. Limpe o alojamento, trocando a forração com mais frequência, especialmente nas áreas que seu porquinho usa como “banheiro”. Utilize forração de tecido soft (fleece, manta polar) com toalhas por baixo. Esse tipo de forração mantem a superfície do alojamento sempre seca, drenando a urina rapidamente. Algumas pessoas usam um piso alternativo no alojamento dos porquinhos, que consiste em uma placa plástica (conhecida por “pipi dog”), que ajuda a manter o porquinho longe do contato direto com a urina.

     Aumente a dose de vitamina C para 50mg/dia se seu porquinho da índia está doente. Mantenha a dieta de seu porquinho da índia adulto com baixo teor de cálcio; esteja atento à ração que você está fornecendo. Não basta tratar os sintomas, é preciso eliminar as causas do problema.

     Porquinhos com infecção do trato urinário podem desenvolver assaduras nos genitais e áreas circundantes por ficarem constantemente molhados. Neste caso é necessário tratar tanto a infecção quanto a assadura.

Tratamentos Alternativos e Preventivos

    Suco puro de cranberry tem sido utilizado com sucesso para porquinhos com infecções do trato urinário frequentes. O suco diluido, sem açúcar, pode ser oferecido com uma seringa ou em um bebedouro separado do bebedouro de água. Tem-se relatado que o suco de cranberry diminui a incidência de infecções do trato urinário até pela metade.


Referência: Hillyer, Quesenberry: Ferrets, Rabbits and Rodents, Clinical Medicine and Surgery
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...