sábado, 16 de novembro de 2013

Cuidado com o calor!

     O verão ainda nem chegou, e o clima tem esquentado bastante. Você sabia que o calor pode ser perigoso para seu porquinho da índia?

     Porquinhos da índia podem ter insolação (hipertermia, choque por calor) quando expostos a temperaturas maiores que 28ºC. Junto às altas temperaturas, fatores como alta umidade (mais que 70%), pelagem longa ou densa, obesidade, idade mais avançada, gestação, luz do sol direta, ambiente pouco ventilado, água insuficiente para beber, alojamento inadequado, viagem e stress fazem com que o mecanismo termorregulador falhe, podendo chegar ao ponto de levar à morte.


Sintomas

     O porquinho com hipertermia ficará com a respiração bastante rápida, pode estar salivando e estará prostrado. As mucosas estarão pálidas. É preciso agir imediatamente!



Tratamento

     O tratamento é o resfriamento do animal, que pode ser feito por banho. Leve ao veterinário imediatamente para receber fluidos e cortisona, pois certamente estará desidratado. Como medida de emergência, pode-se tentar a hidratação por via oral com água, soro fisiológico, água de côco ou Pedyalite em uma seringa, aos poucos, caso o porquinho da índia esteja consciente e conseguindo engolir. Cuidado, jamais ofereça líquidos caso ele não esteja consciente e não o vire de barriga pra cima!


Prevenção

Tenha um alojamento adequado, em ambiente interno, com boa ventilação e sombra.

Troque regularmente a água do bebedouro, de modo que seu porquinho da índia tenha sempre bastante água fresca disponível.

Mantenha seu porquinho da índia tosado, caso seja de pêlo longo. Banhos frequentes não são indicados.

Não exponha seu porquinho da índia ao sol, especialmente em horários de mais luz e calor. Caso tenha o costume de passar algum tempo com seu porquinho da índia em ambiente externo, faça isso nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, sempre com área de sombra e bastante água fresca.

Coloque uma peça de piso, azulejo, mármore ou mesmo uma peça de louça (prato, por exemplo) dentro do alojamento. Esses materiais são frios e "absorvem" calor, ajudando seu porquinho a se manter refrescado.

• Caso utilize soft como forração do seu alojamento, uma alternativa no calor é o uso de helanca. Esse tecido também drena bem a urina e, embora tenha que ser trocado com uma frequência maior, é mais fresco.

Retire tocas feitas de plástico ou outro material que deixem a circulação de ar prejudicada, que deixe mais abafado.

Coloque garrafinhas com água no congelador e, depois de a água estar congelada, enrole a garrafinha numa toalha pequena, ou coloque a garrafinha dentro de uma meia velha, e coloque no cercadinho. Funciona como um "ar-condicionado" natural.




Referência: Harkness JE, Wagner JE: The Biology and Medicine of Rabbits and Rodents, 4th ed.
Hillyer, Quesenberry: Ferrets, Rabbits and Rodents, Clinical Medicine and Surgery
V.C.G. Richardson: Diseases of Domestic Guinea Pigs, 2nd ed.
    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...