sábado, 16 de novembro de 2013

Cálculos Urinários


    Os cálculos urinários (ou "pedras") são estruturas duras como pedra que se formam na bexiga. Algumas vezes se alojam na uretra. Os cálculos em porquinhos da índia são normalmente formados de carbonato de cálcio e são mais frequentes em fêmeas com mais de 3 anos de idade e em machos, por terem a uretra mais estreita e comprida. Em raros casos, cálculos podem se formar nos rins e ureteres. Nestes casos, nem sempre há tratamento.

    Caso um cálculo se aloje na uretra, causará muita dor e pode obstruir a passagem de urina, causando falência renal.

Se seu porquinho não está urinando, isso é uma emergência!

     Outra condição relacionada aos cálculos são os cristais urinários. São partículas de cálcio que se alojam nas paredes da bexiga podendo causar bastante irritação (leia sobre infecção urinária aqui).
  

Sintomas

• Presença de sangue na urina
• O porquinho chora ao urinar 
• O porquinho chora ao evacuar
• Anorexia, perda de peso
• Apatia, postura encurvada

    Se seu porquinho da índia está chorando ao urinar ou evacuar e está com a postura encurvada, leve-o ao seu veterinário de confiança e peça que sejam feitos exames. Lembre-se de que ao sentir dor, o porquinho pode deixar de comer. Respiração dificultosa também pode ser sintoma de dor. Por isso, esteja atento a qualquer mudança no padrão de alimentação ou comportamento de seu porquinho da índia. Pesar seu porquinho semanalmente é uma ótima maneira de acompanhar sua saúde.

    O veterinário irá examinar seu porquinho, palpando o abdômen. Como nem todo cálculo é sentido à palpação, é importante que sejam feitos exames, como raio-x (de frente e perfil) ou ultrassom. Um exame de urina poderá ajudar a ver se há presença de bactérias ou sangue na urina.  

Tratamento

    O tratamento inclui antibióticos e aliviar a obstrução, caso exista. Acidificantes geralmente não são indicados, pois os rins dos porquinhos da índia tem dificuldade em processar acidez em excesso. Infelizmente, muitas vezes cálculos urinários são recorrentes, e em muitos casos o tratamento é é cirúrgico. Ainda que seja necessária cirurgia, é muito importante que o veterinário faça um raio-x imediatamente antes da cirurgia para averiguar se o(s) cálculo(s) permanece(m) ali, ou mesmo se houve formação de novos cálculos. Em geral, porquinhos não conseguem liberar os cálculos por conta própria através do canal urinário, mas isso pode ser possível se forem pequenos.


Postagem original no Guinea Lynx Forums
  

Causas e Prevenção

    Infelizmente, a causa da formação de cálculos urinários em porquinhos da índia ainda não é bem conhecida. A genética parece ter uma grande contribuição. Infecção do trato urinário e diabetes também podem contribuir para o problema. Porém, algumas medidas podem ser tomadas e tem sido de grande ajuda para porquinhos que sofrem deste problema:

Dieta de qualidade. Como informado, a grande maioria dos cálculos em porquinhos são de carbonato de cálcio. Uma dieta com baixa concentração de cálcio e uma relação cálcio/fósforo equilibrada é de grande ajuda, assim como estimular a ingestão de água (leia sobre alimentação aqui).

Exercício. Incentive seu porquinho a exercitar-se. O exercício incentiva seu porquinho a beber mais líquidos, prevenindo a formação de cristais e cálculos na bexiga. Além disso, exercícios diminuem a chance de que seu porquinho seja obeso, o que trará outros problemas à saúde.

Forração adequada. Mantenha seu porquinho em forração sempre limpa e seca. Se seu porquinho tem pelagem longa, mantenha os pêlos do bumbum sempre bem aparados. Se o cercadinho de seu porquinho está frequentemente sujo e molhado, ele terá maior chances de ter infecções urinárias. Forração com soft é uma excelente alternativa para manter seu porquinho sempre sequinho (leia sobre forração aqui).



Referência: Harkness JE, Wagner JE: The Biology and Medicine of Rabbits and Rodents, 4th ed.
Hillyer, Quesenberry: Ferrets, Rabbits and Rodents, Clinical Medicine and Surgery
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...