sábado, 16 de novembro de 2013

Acessórios

     Seu porquinho da índia vai precisar de alguns acessórios em seu alojamento, como comedouro, bebedouro, toca e brinquedos. 

Comedouros:


     Os comedouros mais indicados são aqueles que não podem ser facilmente virados, pois os porquinhos da índia costumam se apoiar na borda do comedouro para se alimentar. Podem ser usados comedouros plásticos (como os de gatos) ou de cerâmica.

Bebedouros:


     É muito importante que a água esteja sempre disponível. É possível utilizar potes com água, porém será necessária mais atenção às trocas, pois a água ficará suja rapidamente. É preferível que se usem bebedouros, que devem ser de ponta de metal (pois os porquinhos mordem constantemente). Entre os modelos de bebedouros mais comuns, existem os bebedouros para hamsters, que têm uma bolinha de metal na ponta, e os bebedouros de chinchilas e coelhos, que possuem um pino na ponta, que libera água quando é pressionado (mordido). Este modelo de bebedouro costuma ser mais resistente, libera maior quantidade de água e gera menos desperdício.

     Para saber como fazer a limpeza do bebedouro, veja o vídeo abaixo:
(Vídeo do canal Kazoku Pig)

Tocas:


     Os porquinhos da índia são animais tímidos, que sempre buscam se esconder de possíveis predadores. Portanto, é desejável e agradável a eles que se providencie locais para esconderijo para que se sintam seguros. As “tocas” podem ser feitas de madeira, plástico, papelão (desde que trocada periodicamente) e outros diversos materiais. A toca deve ter abertura em tamanho suficiente para que ele possa entrar e sair com facilidade, e preferencialmente deve ter 2 entradas, para que um porquinho não encurrale outro.

     Alguns donos não gostam de prover tocas aos porquinhos, com o objetivo de que se acostumem mais rapidamente ao dono e ao ambiente, porém têm-se observado que porquinhos da índia criados em alojamentos com tocas se tornam tão confiantes quanto os criados sem tocas, desde que tenham contato achegado ao seu dono. Providenciar uma toca ou esconderijo é respeitar os instintos de seu porquinho da índia.

Caminhas:


     Porquinhos da índia AMAM conforto (por isso a forração em soft  é um hit entre eles). Caminhas ou almofadas confeccionadas em tecido soft providenciam lugares agradáveis para seu porquinho da índia dormir, e não empapam de urina como caminhas de cães e gatos (normalmente de tecido nylon). Pode-se usar outras caminhas, desde que drenem a urina, ou pode-se forrar a caminha de cão ou gato com outro tecido permeável para utilizar com seu porquinho da índia.

Banheirinho:

     Embora porquinhos da índia façam as necessidades por todo o alojamento, eles costumam escolher um dos cantos para usar mais. Veja no vídeo abaixo como aproveitar esse canto para instalar um "banheirinho", que facilitará bastante a limpeza do cercadinho.

  (Vídeo do canal Kazoku Pig)


Brinquedos:

     Porquinhos da índia são animais divertidos, que gostam de brincar... mas não são exigentes quanto aos brinquedos! Mesmo coisas bem simples agradam a eles: caixas de papelão se tornam esconderijos, canos largos de PVC viram túneis, alguns gostam de redinhas... existem também “brinquedos” com objetivo, por exemplo porta-petiscos em formato de bola, de modo que os porquinhos brincam e se exercitam na hora de comer. Neste campo, entra muito da criatividade dos donos em criar brinquedos simples e seguros para seus porquinhos da índia. Mas é importante que não se coloque itens demais no alojamento, para que sobre bastante espaço para o porquinho correr e se exercitar, e que se preze sempre pela segurança de seu porquinho da índia. E vale lembrar: o melhor brinquedo para um porquinho da índia é outro porquinho da índia!
  

Para se inspirar...

Karine Jans, da Bélgica, é conhecida por sua criatividade. Com certeza os porquinhos da índia dela nunca ficam entediados! Ela reuniu em um arquivo PDF algumas (muitas!) idéias criativas de "temas" para o alojamento.

Acesse o PDF clicando AQUI.
(Você precisa do Adobe Reader para abrir este arquivo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...