terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quebra de Dentes

     O dente pode se quebrar devido à uma queda, ferimento ou por um acidente. Lembre-se sempre que porquinhos da índia tem medo de altura e podem se ferir gravemente se forem deixados sem supervisão em lugares altos ou se sofrerem queda mesmo do colo do dono.

     Porquinhos que tem dietas pobres e com deficiência de vitamina C são mais vulneráveis. Se o porquinho estiver saudável, o dente pode crescer novamente sem maiores problemas, e atingirá o tamanho normal em cerca de três semanas.

     Esteja alerta para que o dente que restou não cresça demais, tocando a gengiva ou a boca. Se o dente quebrou muito próximo à linha da gengiva, deixando um buraco, limpe o ferimento periodicamente para retirar restos de alimento que possam se instalar no local. Você pode usar pra isso soro morno.

     Quanto à alimentação, você deve se certificar de que seu porquinho da índia está conseguindo comer. Dependendo da forma em que o dente quebrou, ou se foi mais de um dente, você pode precisar picar os alimentos em pedaços pequenos (não triture, pois isso acabará prejudicando os dentes de trás). Corte vegetais em quadradinhos e verduras em tirinhas. Se for necessário, complemente com papinha pelo menos 1 ou 2 vezes por dia. O porquinho também pode ter dificuldade em usar o bebedouro, então ofereça líquidos com uma seringa ou numa vasilha pesada própria e vegetais e frutas para assegurar que ele obtenha água.

     A perda de dentes pode ser agravada pela deficiência de vitamina C. Se seu porquinho da índia quebrou um dente, aumente a dose de vitamina C de 2 para 5 gotas diárias por 1 a 2 semanas. Vitamina C promove a boa saúde e o bom crescimento dentário.


Preciso levar meu porquinho da índia a um veterinário?

     Leve seu porquinho a um veterinário se o dente quebrado estiver irregular ou desalinhado, ou se o dente oposto ao que quebrou estiver se curvando para dentro, tendo contato com a boca (isso pode ocorrer se o dente quebrar muito rente à gengiva). Se você suspeitar de qualquer outro problema (sinais de inflamação, dor ao se alimentar), consulte um veterinário especializado imediatamente.

     Lembre-se: A balança é sua amiga! Tenha uma balança de cozinha e pese seu porquinho regularmente para verificar se ele está se alimentando bem e não perdendo peso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...