terça-feira, 29 de outubro de 2013

Anorexia

    A anorexia, ou falta de apetite, é um sintoma que pode ser causado por diversas doenças. Não comer é extremamente sério, que leva o porquinho a decair rapidamente, chegando a consequências terríveis. Com cerca de 16 a 20 horas sem se alimentar, as células começam a se "romper" (lipidose hepática, principalmente em animais obesos), e deste ponto em diante só tendem a piorar, especialmente se essa condição persiste por 2 dias ou mais.





    Porquinhos da índia tendem a não lutar contra doenças, recusam alimentos, o que os enfraquece ainda mais. Se seu porquinho não está comendo, não espere! Alimente-o com papinhas, ainda que você não saiba ainda o motivo da anorexia. Lembre-se: não comer é grave! Leve-o a um veterinário especializado imediatamente.


Causas    

     Embora a anorexia possa ser causada por motivos diversos, as causas mais comuns para um porquinho da índia passar a comer menos, ou mesmo se recusar ou não conseguir comer, são:

• Problemas dentários
• Infecção do trato respiratório ou outras infecções bacterianas
• Mudanças bruscas na alimentação
• 
Mudanças bruscas na temperatura do ambiente
• Intolerância a antibiótico
• Perda de um companheiro
• 
Dor 

     Outras causas incluem mudanças no alojamento, enterotoxemia, perda de olfato, disfunções metabólicas e privação de água. Descobrir a causa é essencial para ter sucesso no tratamento. 

     Se seu porquinho da índia está em tratamento com antibióticos, a flora gastrointestinal pode ser afetada, interferindo na alimentação. Nestes casos também é importante alimentá-lo a mão, além de fazer uso de probióticos.

Fique atento!

     Pese seu porquinho semanalmente! Uma balança dessas de cozinha custa pouco e pode te ajudar a perceber que existe um problema antes mesmo de você notar alteração no padrão de alimentação do seu porquinho da índia. Perda de peso costuma ser o primeiro sintoma de que algo está errado.

     Você pode notar diminuição nas fezes e perda de peso. Seu porquinho da índia pode tentar comer e não conseguir, ou pode nem mesmo estar tentando se alimentar. Fique atento a qualquer outro sintoma. 


Diagnóstico

     O seu veterinário de exóticos irá verificar as possíveis causas (alojamento, mudanças recentes, alimentação, aspecto da urina e fezes), fazer um exame físico e possivelmente realizar outros exames para identificar a causa e a melhor conduta para tratamento, dependendo da causa do problema. O veterinário deverá obrigatoriamente realizar um exame minucioso da dentição sempre que um porquinho da índia apresentar um problema alimentar. Seu veterinário pode também indicar medicações para estimular o apetite, além de tratar a causa-base da anorexia.



Referência: Harkness JE, Wagner JE: The Biology and Medicine of Rabbits and Rodents, 4th ed.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...