sábado, 24 de agosto de 2013

Ração: Como escolher

A ração é um componente importante da dieta dos porquinhos da índia, mas não deve nunca ser a base da alimentação. Lembre-se: a base da alimentação do porquinho da índia é o capim, ou feno de capim!

Ofereça ao seu porquinho da índia uma quantidade limitada de ração diariamente. No geral, usa-se 2 a 4 colheres de ração / dia, dividindo em porções (manhã / noite). Resista à tentação de manter o potinho de ração sempre cheio, ou de colocar ração sempre que seu porquinho da índia pedir, ou você terá um porquinho da índia obeso e com problemas dentários. A ração, se deixada à vontade, além de favorecer à obesidade, é mastigada com um padrão diferente (para cima, para baixo), e isso com o tempo pode causar má-oclusão dentária. A dieta correta é a que tem o capim/feno como base, que mantém o porquinho em boa forma, dá a ele a fibra necessária e favorece a mastigação correta (zig-zag).

Mas como escolher uma boa ração?

Minhas porquinhas da índia fazendo o teste das rações...
Deve-se fornecer ração de qualidade, preferencialmente ração específica para porquinhos da índia (alô fabricantes do Brasil, cadê?). Na falta desta, pode-se utilizar ração para coelhos, mas observando atentamente os componentes. Não deve conter carne nem hormônio e observe também o teor de cálcio.

Porquinhos da índia absorvem metade de todo o cálcio que consomem; sendo assim, quando adultos, em uma dieta com muito cálcio, acabam por desenvolver problemas urinários, como infecções urinárias (devido à presença de cristais de cálcio ferindo a bexiga, favorecendo o ataque de bactérias) ou mesmo cálculos urinários, que em geral requerem cirurgia para sua remoção. Por isso, em relação ao cálcio, observe 2 coisas: porcentagem de cálcio por quilo de ração (quanto menor, melhor); relação cálcio/fósforo (deve estar próxima de 1,5:1).

Ok, chega de papo complicado. Vamos ver um pouco sobre as rações mais encontradas no Brasil, que são:
• Pet Valle (Zootekna) 
• Funny Bunny (Alisul)
• Nutricobaia (Presence). 


Vamos conhecê-las?


www.nutrimentospresence.co​m.br
Pacote com 1kg
Validade: 6 meses
Ração peletizada. Comprei no Pet Center Marginal uma embalagem plástica transparente com fecho "zip" - A embalagem original só é vendida com 20kg; esse pacote é de ração reembalada. Você pode ver no site do fabricante o pacote original. 

A relação Cálcio/fósforo é de 1,71:1 a 1,85:1 (ideal).
Entre os ingredientes, feno de coast-cross, isso é bom. Mas os primeiros e principais são farinhas, inclusive de algodão, o que explica o cheiro dela. Embora não tenha o cheiro muito atrativo, é atualmente a ração mais indicada para porquinhos da índia, embora tenha sido elaborada para animais de laboratório. Ela já contém vitamina C, ótima quantidade. 

Se usar essa ração para seu porquinho da índia, por favor, se certifique da validade e condição de apresentação dela, já que o pacote original é de 20kg e é revendida em pacotes menores. 



www.zootekna.com.br
Pacote com 500g
Validade: 1 ano
Embalagem metálica com fecho "zip".

Entre os ingredientes, vários que não deviam estar na ração aparecem em primeiro lugar, enquanto o feno de gramíneas aparece lá longe... Observar detalhe: Embora a ração tenha validade de 1 ano, após aberta a validade cai para 15 DIAS. NÃO CONTÉM VITAMINA C, essencial para porquinhos da índia.
A relação Cálcio/fósforo é de 0,87:1 a 1,09:1 (baixa a ideal).

É uma ração peletizada com presença de grãos inteiros de milho, aveia, frutas cristalizadas e flocos coloridos de sabe-se lá o que. Se usar essa ração para seu porquinho da índia, por favor, RETIRE essas coisas e deixe apenas os pellets - ou você poderá ter um porquinho obeso, diabético e com perigo de quebrar os dentes no milho!

No geral, os pellets são bons para porquinhos da índia.... Não ideais, mas bons. Eu mesma usei essa ração por um período. Mas como essa ração não contém vitamina C, lembre-se de suplementar a alimentação do seu porquinho com 2 gotas de vitamina C líquida (direto na boquinha, nada de botar vitamina na água!).



www.alisul.com.br
Pacote com 500g
Validade: 1 ano
Embalagem plástica não transparente com fecho "zip"
A ração é à base de alfafa. Não é um ponto positivo para porquinhos da índia adultos, mas é boa para filhotes (devido à quantidade de cálcio).
Relação Cálcio/fósforo é de 2:1 a 3,75:1 (alta).
Entre os ingredientes, o principal é a alfafa, o que explica o alto nível de cálcio. Por esse motivo é indicada para filhotes de porquinhos da índia mas não para adultos. O ideal seria que a base da ração fosse feno de gramíneas / capim.

A Funny Bunny contém vitamina C, porém apenas 100mg/kg. Isso quer dizer que se o porquinho da índia ingerir 40g de ração por dia, ele terá recebido apenas 4mg de vitamina C - praticamente nada (porquinhos da índia precisam de, em média, 20mg de vitamina C diariamente). 

É produzida por 3 fábricas; já houve reclamações de presença de outra ração misturada com a Funny Bunny (eu vi isso na minha, note a foto acima e encontre a ração alienígena!). Quer reclamar no local certo? Veja a letra que está do lado da validade: A, B ou E. Cada letra é uma fábrica... A minha era da fábrica B.

Ração peletizada. Se usar essa ração para seu porquinho da índia, por favor, use apenas para filhotes até 6 meses ou use como petisco junto com outra ração com menor teor de cálcio, ou você terá um porquinho adulto com problemas urinários. Fique atento à presença de outras rações no mesmo pacote. No geral, uma boa ração para porquinhos da índia - filhotes. Não ideal, mas bom. Suplemente a alimentação do seu porquinho com 2 gotas de vitamina C líquida.

Em resumo...

Estamos em busca de ter uma ração própria para nossos porquinhos da índia. Iniciei uma campanha no ano passado, porém teve pouquíssima adesão. O que nos resta é torcer que as fábricas de ração para pequenos animais percebam a necessidade de uma ração própria no mercado para porquinhos da índia.

Além das rações citadas acima, existem outras ainda menos indicadas, como a Linha Natural Coelhos, da Presence (específica para coelhos, cheia de cálcio). Também existe a importada Cavia Crispy, que além do preço alto, não é propriamente uma ração, mas um mix. Outras rações estão surgindo no mercado, e esperamos que sejam uma resposta às necessidades de nossos bichinhos. 

Por favor, sempre leia o rótulo antes de comprar uma ração não listada aqui! E lembre-se: investir em alimentação de qualidade é investir em saúde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...