sábado, 10 de agosto de 2013

Qual a melhor alimentação para meu porquinho da índia?

A primeira e mais importante informação é: porquinhos da índia são animais estritamente herbívoros! O que isso quer dizer? Que diferente de alguns outros roedores (como hamsters, que são onívoros e precisam de proteína animal na dieta), porquinhos da índia só devem se alimentar de alimentos de origem vegetal. 

Vamos ver passo a passo um exemplo de uma boa alimentação?



1º - Feno de capim ou capim fresco

Deve ser a base da alimentação. Deve estar presente 24 horas por dia! O feno de capim é importantíssimo, pois é ele que faz o desgaste correto dos dentinhos do porquinho da índia, além de fazer o intestino funcionar direitinho! Saiba mais sobre o feno e sua importância clicando AQUI.


2º - Verduras

É muito importante que porquinhos da índia recebam, além do feno e da ração, porções de vegetais frescos todos os dias, para que obtenham vitamina C e outros nutrientes. 

Lembre-se: não forneça nada que você mesmo não comeria, como legumes, verduras e frutas mal-lavados ou estragados! Dê vegetais frescos e limpos! Os vegetais podem ser servidos em porções (cerca de 1 copo) uma ou mais vezes ao dia. Prefira verduras escuras, pois em geral, contêm mais vitamina C, mas evite verduras que contenham muito cálcio, pois o excesso de cálcio muitas vezes desencadeia problemas urinários, especialmente em adultos.


Algumas dicas importantes: 
• Evite verduras ricas em cálcio, como a couve. Apesar de ser tão popular dar couve a porquinhos da índia, não é saudável! Lembre-se que o excesso de cálcio ocasiona problemas urinários;
• Frutas devem ser dadas apenas como petisco. O excesso de açúcar (frutose) pode inclusive levar seu porquinho da índia a desenvolver diabetes;
• Raízes tem relação cálcio:fósforo inversa, e também não são uma boa pra parte urinária. Sim, seu porquinho ama cenoura, mas dê com moderação, ok?
• Grãos, não! 

Quer dicas de vegetais seguros e populares?
Chicória, escarola, almeirão, catalonha, pepino, tomate, pimentão, jiló...


3ª - Ração

A ração não deve ser a base da alimentação do porquinho, e não deve ser oferecida à vontade. Deve ser preferencialmente específica pra porquinhos da índia.

Alguns pet shops infelizmente recomendam o uso de ração para coelhos. A ração de coelhos não é balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos porquinhos da índia e 
costumam ter uma quantidade grande de cálcio. Porquinhos da índia absorvem metade de todo o cálcio que consomem, e para adultos, pode haver uma sobrecarga caso a dieta contenha cálcio demais. Muitas rações para coelhos possuem uma quantidade excessiva de vitamina D, o que é prejudicial, e uma quantidade de vitamina E muito baixa para porquinhos, o que pode levar a problemas reprodutivos e musculares. 

Não caia em conversa de vendedor!  Lembre-se: investir em uma ração de qualidade é investir em saúde!

• Quer saber mais sobre as rações mais comuns no Brasil? Clique AQUI.

Uma boa opção atualmente no Brasil é a Nutricobaia (Presence), que é específica para porquinhos da índia e já contém vitamina C. Outras opções são: Pet Valle (Zootekna), porém é necessário retirar milho e frutinhas que são adicionadas aos pellets de ração; Funny Bunny (Alisul) para filhotes, por conter muito cálcio para adultos; estas duas rações não contém vitamina C, portanto é preciso suplementar.


Como assim, suplementar vitamina C?

Os porquinhos não fabricam a própria vitamina C, assim como nós, humanos, portanto precisam recebe-la através de uma alimentação adequada. Os porquinhos necessitam cerca de 20mg/kg de vitamina C diariamente. A falta de vitamina C ocasiona diversos problemas (em especial o escorbuto, que pode levar à morte se não houver rápido tratamento). A vitamina C pode ser obtida através de ração específica para porquinhos da índia e vegetais variados; porém, caso a ração em uso não contenha a vitamina C, é recomendado suplementar a alimentação de seu porquinho da índia com vitamina C líquida (Vita-Vet C, Redoxon gotas, ou genérico), 2 gotas diariamente. 

Não pingue a vitamina C na água do bebedouro! Além de a vitamina C se perder rapidamente em contato com água e a luz, os porquinhos bebem quantidades variadas de água (100 a 300ml por dia, no caso de adultos), não sendo possível desta forma garantir que ele esteja recebendo a quantia necessária. A melhor forma é dá-la diretamente ao porquinho. Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas. Porquinhos doentes, gestantes ou amamentando precisam de vitamina C extra.
Polivitamínico NÃO é vitamina C! Uma coisa não substitui a outra... então esquece aquele Roevit que o tio do pet shop quis tentar te vender, ele não vai funcionar pro seu porquinho da índia. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...