sábado, 24 de agosto de 2013

Limpeza do Alojamento

A regularidade na limpeza do alojamento de seu porquinho da índia é importante, pois ajuda a mantê-lo saudável. Limpezas frequentes previnem que a urina se transforme em amônia, que pode ferir o sistema respiratório, diminuirá a proliferação de bactérias e a incidência de doenças do trato urinário.


Com que frequência deve-se limpar o alojamento?

A frequência da limpeza de seu alojamento dependerá de alguns fatores, como:

O material usado como forração;

• A idade de seus porquinhos da índia (jovens costumam fazer menos sujeira);

• O tamanho do alojamento (quanto maior, melhor pra limpar!);

• Quantidade de porquinhos da índia no alojamento.

Muitos donos limpam parcialmente o alojamento todos os dias. Outros fazem uma limpeza completa a cada 2 a 4 dias. Caso utilize forração de soft, poderá fazer uma pequena limpeza diária, removendo as fezes e fazer uma limpeza geral a cada 5-7 dias, lavando o soft com sabão e água sanitária (jamais use amaciante).

Como limpar a sujeira incrustada no fundo do alojamento?

Porquinhos da índia saudáveis liberam uma quantidade de cálcio e outros minerais pela urina, que, quando secos, podem ser difíceis de remover (atenção no caso de a urina estar branca demais, cálcio em excesso causa problemas urinários!).

Para limpar caixas sanitárias ou o alojamento em geral, use água e sabão. Na parte manchada, jogue uma ou duas colheres de vinagre e espere agir por alguns minutos. O vinagre contém ácido acético, que dissolve o cálcio e outros minerais por uma reação química, além de ter um efeito bactericida. Repita a operação, se necessário utilizando uma escova de dentes velha para ajudar a remover a mancha causada pela urina.

Você pode realizar uma limpeza geral a cada mês ou a cada dois meses com uma solução de água sanitária diluída em água, para manter um controle de bactérias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...