sábado, 17 de agosto de 2013

Hora do Banho!

É fundamental para a saúde dos porquinhos da índia que sejam tomados cuidados de higiene e limpeza rotineiros, como banho, escovação, limpeza da glândula sebácea, limpeza das orelhas e cuidados com as unhas. Muitas pessoas tem dúvida sobre esses cuidados, e alguns pet shops acabam fazendo a confusão ser ainda maior, indicando produtos sem necessidade e até mesmo potencialmente perigosos! 



Então, vamos ao que interessa? Primeiramente, o banho!

• Dar banho ou não dar banho? Eis a questão...

Porquinhos da índia são animais limpos por natureza. São bichinhos com função auto-clean! (e você achava que era só os gatos, né?). Eles se limpam se lambendo e até mesmo fabricam um líquido esbranquiçado pelos olhos, que usam para passar pela face e pelo corpinho. 

Se você tiver um porquinho da índia de pêlo curto em alojamento de tamanho adequado, será raro ele necessitar de um banho. Raro messsmo! Já porquinhos da índia de pêlo longo precisarão de maiores cuidados, como escovar e aparar os pêlos regularmente, e dar banhos quando necessário (a cada 3 meses, em média).

Caso você realmente precise banhar seu porquinho da índia, as orientações são:

- Use água morna numa bacia rasa. Coloque água apenas até a altura das patinhas. Banhos são estressantes, então procure ir com calma, e não coloque água demais, ou seu porquinho ficará realmente desesperado.

- Dê o banho longe de correntes de ar. Coloque um pouco de shampoo neutro na água, esfregue com cuidado todo o corpinho mas NÃO molhe a cabeça, orelhas, olhos. Banho, do pescoço pra baixo!

- Enxágue bem com água morninha até tirar todo o shampoo.

- Seque bem seu porquinho com uma toalha, e depois, com secador de cabelo na temperatura morna, e de longe!

- JAMAIS coloque seu porquinho no sol, especialmente estando úmido! (incrivelmente precisei incluir essa informação, porque algumas pessoas estavam fazendo isso!)


Dúvidas Frequentes:

• Posso dar banho com pó?

NÃO. (Aposto que o moço do pet shop falou que podia, né? Moço danado! Não pode não) Banho em porquinho da índia é com água mesmo! Banho em pó pode inclusive acabar causando problema respiratório ou de pele. E lembre-se que seu porquinho da índia se lambe... e vai acabar lambendo esse pó.

• Posso usar shampoo comum?

O melhor é usar sempre shampoo neutro, pois o cheiro forte e ingredientes que podem fazer mal depois podem estar presentes em shampoos comuns. Porquinhos são bastante sensíveis. Em alguns países existe shampoo específico pra porquinhos da índia... seria o ideal.


• Meu porquinho da índia fica sujo muito rápido! 

Algo está errado, ou com seu porquinho, ou com o alojamento dele. Ele vive em gaiola? Se sim, esse é o problema. Quanto menor o espaço, mais contato ele tem com a própria sujeira, pior pra ele, pior pra você. Agora, se o alojamento é adequado e mesmo assim está com odor forte, sugiro que leve ao veterinário. Infecção do Trato Urinário pode fazer com que a urina tenha um cheiro forte.

• Existe uma idade mínima para dar banho em um porquinho da índia?

Algumas fontes dizem que não é bom banhar antes dos 3 meses de idade. Considerando que banhos são estressantes e de certa forma tiram uma proteção natural da pele, acredito que não seja mesmo bom arriscar um banho antes dessa idade, a não ser por motivo de força maior (uma doença séria de pele ou algo do tipo, que exija banho com produto específico).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...