domingo, 11 de agosto de 2013

Feno de capim - a base de uma alimentação saudável

O feno de capim é a base da alimentação de um porquinho da índia.



O feno de capim é muito importante na dieta dos porquinhos da índia. Ele provê a fibra necessária para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são estritamente herbívoros. Também mantem os dentes no tamanho correto.


Os dentes dos porquinhos crescem continuamente, e por isso precisam de constante atividade para evitar o supercrescimento. Como o feno de capim possui poucas proteínas e nutrientes, pode ser ingerido à vontade, não contribuindo para a obesidade. Também possui baixa quantidade de cálcio, e sua relação cálcio-fósforo é ideal, 1.5:1. Certifique-se de oferecer feno de capim à vontade, e terá um porquinho saudável e feliz.

Procure oferecer um feno de boa qualidade. Veja abaixo a comparação de um feno de boa qualidade (verde, cheiro forte) com um de má qualidade (marrom, seco, com muitos galhos). Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Feno de boa qualidade / feno de qualidade inferior
Veja o vídeo abaixo para maiores explicações sobre o feno de capim, tipos de feno e como escolher.


(Vídeo do canal Kazoku Pig)


E a alfafa?

A alfafa é uma leguminosa muito rica em proteína, cálcio e carboidratos. O feno de alfafa é indicado apenas para filhotes jovens, fêmeas gestantes e porquinhos doentes. Porquinhos com cálculos ou outros problemas urinários não devem receber fenos ricos em cálcio, como o feno de alfafa, que possui uma relação cálcio-fósforo extremamente alta, de 5.3:1, favorecendo a formação de cristais urinários e cálculos. Porquinhos adultos e saudáveis só devem receber feno de alfafa como petisco, em pequena quantidade, uma vez por semana ou menos.


• Por que brinquedos de madeira não substituem o feno???

Muitas pessoas fazem essa pergunta, por terem dificuldade de encontrar feno em sua localidade. Visto que para outros roedores (exemplo: hamsters) brinquedos de madeira costumam ser suficientes para o desgaste dentário, pensam se este seria o caso dos porquinhos da índia. A resposta é: não!

A dentição do porquinho da índia é bem diferente da dentição do hamster. Os dentes incisivos dos hamsters crescem sem parar; os dos porquinhos também. A diferença está nos pré-molares e molares, lá dentro da boquinha. Esses dentes não crescem nos hamsters; já nos porquinhos, esses dentes crescem sem parar! Brinquedos de madeira não atingem estes dentes, que são desgastados por meio da alimentação correta. Por isso, o feno de capim (ou capim fresco) deve ser a base da alimentação dos porquinhos da índia!

Na falta do feno/capim, os dentes crescem desordenadamente, e somente poderão ser corrigidos por um veterinário especializado em odontologia de roedores, o que lhe custará caro e custará ao porquinho o sofrimento da cirurgia e os riscos da anestesia. Seja um dono consciente e providencie capim/feno para seu porquinho da índia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...