domingo, 11 de agosto de 2013

Erros Comuns


Ao decidir ter um porquinho da índia, é importante pesquisar bastante antes de adotar. Alguns donos cometem erros por falta de informação. Então, que tal conhecer os erros mais comuns na criação de porquinhos da índia?


Erros mais comuns que um dono pode cometer

1. Alojamento muito pequeno

Este é um dos problemas mais comuns. Pet shops, e mesmo alguns veterinários indicam uso de gaiolas e não sabem indicar o tamanho apropriado e tipo de alojamento correto de um alojamento para porquinhos da índia. Leia sobre alojamento aqui para informações corretas e seguras.



2. Porquinhos do mesmo sexo irão brigar

Errado. A melhor companhia para um porquinho da índia é um companheiro do mesmo sexo (a não ser que o macho seja castrado, neste caso poderá conviver com fêmeas sem risco). São animais sociáveis, mas territorialistas. O quanto se darão bem depende muito mais da personalidade e temperamento do porquinho da índia do que do sexo dele. Mesmo dois machos podem conviver bem e viver felizes se não houver presença de fêmeas e se tiverem espaço suficiente, respeitando a forma correta de apresentar 2 porquinhos.


3. Não fornecer capim ou feno

Este é um grande erro. Muitas pessoas parecem não saber que porquinhos da índia precisam de capim ou feno, que contribuem para a saúde do sistema digestivo e dos dentes. Muitos compram o feno de alfafa, comum em pet shops, quando este deve ser fornecido para filhotes e gestantes, mas apenas como petisco para adultos. 


4. Não cuidar das unhas

Este é um problema comum. As unhas dos porquinhos da índia precisam ser aparadas a cada 4-6 semanas no mínimo, para que não cresçam demais e se curvem, machucando as patas e causando infecções. Caso não se sinta seguro para realizar o corte de unhas, leve seu porquinho a um veterinário especializado para que ele faça isso pela primeira vez e lhe ensine. 

5. Colocar vitaminas na água

Não coloque vitaminas na água! O único suplemento que os porquinhos da índia precisam é a vitamina C. Polivitamínicos contêm outras vitaminas e minerais em quantidades que podem ser tóxicas aos porquinhos da índia. Mesmo a vitamina C, em contato com a água e com a luz, se deteriora rapidamente, além de fazer a água ficar com gosto ruim, desencorajando o porquinho da índia de bebê-la! 


6. Rodas ou bolas grandes para exercício

Não cometa esse erro! Rodas ou bolas de exercício, mesmo que grandes, podem causar ferimentos na coluna, pés e tornozelos, difíceis de tratar, podendo até mesmo aleijar o animal. Forçam a coluna em um ângulo para o qual o porquinho da índia não tem flexibilidade. Não use esse tipo de produto.

7. A mesma comida, dia após dia...

Porquinhos da índia precisam de uma variedade de vegetais frescos e algumas frutas, assim como nós. Escolha verduras de qualidade, ricas em vitamina C e pobres em cálcio. Veja a sessão Alimentação, para mais informações.


8. Se eu tiver dois porquinhos, eles não vão se apegar a mim

Porquinhos da índia vivem em grupo na natureza, e em geral são muito mais felizes e saudáveis quando vivem em pares ou trios. Eles ainda vão se apegar a você!

9. Criar um casal [intacto] junto

Zele pela posse responsável. A menos que seu macho seja castrado, não o mantenha com uma fêmea. Além de colocar a vida da fêmea em risco pelas gestações, ainda que tudo corra bem, você terá de dar a todos os filhotes lares responsáveis com tudo que precisam. Seja um dono consciente! Entenda melhor sobre esse assunto aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...